sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O que é o mais importante, técnica ou unção?



A Técnica e a Unção caminham juntas no altar.

Precisamos buscar o equilíbrio entre a técnica e a unção.

Podemos dizer que a técnica + Unção = Ela se transforma em poder e devido a isso que a cura e libertação acontece entre o povo.

Técnica?
 
Qualidade de técnica na dança é importante:

Todos nós que somos chamados pelo Senhor a algum ministério, devemos ter em mente 3 coisas importantes:

1. Deus nos chamou e devemos dedicar tempo ao Ministério a que fomos chamados: nesse tempo, além de orarmos para pedirmos que Deus nos dirija através do Espírito Santo, devemos também dedicar tempo para o estudo técnico da dança. Nesse período devemos ter acima de tudo disciplina que é a essência do aprendizado para depois termos decisão naquilo que faremos durante a coreografia.

2. Devemos nos dedicar cada vez mais através de treinamento para podermos levar ao Senhor o melhor. Os ensaios são muito importantes: devemos ensaiar exaustivamente até termos a coreografia exatamente como ela é...

3. Deus exige que tenhamos habilidade, ou seja, toquemos bem o instrumento: em Sm 16.17-18 vimos que o Rei Saul pede que tragam diante dele um "homem que toque bem" para afastar um espírito maligno que o possuía. Esse "homem" era Davi. Os talentos são dados por Deus quando nascemos, não para que o enterremos, mas para que o façamos crescer em nós para depois dá-los ao Senhor com juros. E o Senhor se agradará de nós. Mas, será que a nossa dedicação ao Ministério também não conta!? Será que o nosso esforço de melhorar cada vez mais através do estudo técnico para um melhor conhecimento e domínio daquilo que temos em nossas mãos não conta para darmos o melhor de nós a Deus!?

Vemos no livro de Crônicas que os levitas representavam os músicos (I Crônicas 15.22; 16.4-5) e que eram escolhidos por Deus pela sua habilidade (I Crônicas 15.16-19) e consagrados, isto é, viviam exclusivamente para levar o povo de Deus em adoração."E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito."1Crônicas 25:7

Deus usará você com aquilo que você tem. Se você não procurar aumentar o que você tem, de nada adiantará. Você será substituído por outro que esteja melhor preparado. Mas, o Senhor é fiel àquele que se dedica à sua obra.

Técnica está ligada à excelência, fazer com técnica quer dizer fazer com excelência, com afinidade. Se nós, como povo apostólico, temos o propósito de resgatar e restaurar a arte, trazendo de volta os seus verdadeiros valores e propósitos ao qual foi criada, temos que ter o mínimo de conhecimento de causa, ou seja, temos que mostrar intimidade, aptidão e excelência em tudo o que fizermos, pois ninguém restaura coisa alguma se não conhecer minuciosamente o que está sendo restaurado.

A técnica é expressão de excelência com a obra de Deus, assim como a arca foi reconhecida pelo seu grande feito, como povo escolhido de Deus é que temos que ser copiados e não ao contrário. Podemos ver o texto de Davi em I Samuel 16;14-17: Havia um espírito maligno que atuava na vida de Saul onde os servos de Saul pedi-lhe para que pedisse para chamar uma pessoa que tocasse bem pois o espírito maligno iria sair no tocar da harpa. Ao ouvir isso, Saul pediu para seus servos que fossem buscar um homem que tocasse bem v.17

Podemos ver que Davi foi o escolhido, primeiramente porque ele foi reconhecido pela sua técnica de tocar e para isso que foi chamando. Então Podemos verificar que Davi tinha a essência da técnica , ele foi reconhecido primeiramente pela técnica, isso significa se ele não fosse bom o suficiente para que fosse reconhecido ele tinha perdido essa oportunidade de ser escolhido. Nós fomos criados seres de raciocínio. Colocando em foco a nossa criatividade, a Bíblia nos mostra que antes de Adão cometer o primeiro pecado que causou o afastamento de Deus, ele já tinha recebido da parte Dele esta característica, pois a ele foi dada a incumbência de dar nomes a todos os animais do campo e aves do céu (Gênesis 2:19-20). Convenhamos que precisa ser muito habilidoso para isso!

O homem foi habilidoso para dar nomes como é habilidoso para fazer todas as coisas. Façamos, então, parte do povo que adora ao Senhor Jesus com excelência!

Segundo o dicionário, técnica é o lado material de uma arte ou ciência. É a prática, a norma, a especialização.

Em suma, técnica é o estudo de determinada matéria. Um exemplo prático na dança: eles estudam os passos em um determinado período para poder exercer suas funções dentro do Ministério. Quanto mais conhecimento obtiverem, melhor será o nível do Grupo de dança podendo explorar a arte cada vez mais sem ficar limitado.

Outro exemplo bem objetivo é que a nossa técnica é para o Senhor e se tivermos uma técnica temos facilidade para improvisações se por algum engano comece uma música diferente que estávamos esperando devido a técnica conseguiremos contornar a situação sem que haja constrangimento ou em uma coreografia que precisa de um alongamento mais intenso seu corpo esteja limitado e isso seria impossível de executar os movimentos com liberdade.

Técnica serve para aprimorarmos os conhecimentos de determinado assunto, e através dela que desenvolvemos a prática. Para ter acesso a técnica e através de escolas especializadas, em qualquer área que você queira atuar, terá uma pessoa ou um grupo especializado para poder ensiná-lo. Esses mestres também já passaram por isso e continuam sempre se aprimorando para poder dar o melhor nas suas profissões, sejam elas dentro ou fora do Ministério.

A técnica contribui com a nossa vida, todo trabalho de ensino exige da pessoa dedicação. Essa dedicação só é exercida através da disciplina. A disciplina é acima de tudo o respeito que nós temos pelos nossos mestres.

Unção

O Espírito do Senhor Deus está sobre nós...” Isaías 61:1

Para que haja um diferencial entre a arte feita no mundo e a arte feita para Deus, para que a Graça de Deus toque a vida das pessoas e não somente seja um trabalho excelente, mas seja algo que mude, transforme e inunde a vida daqueles que contemplam o trabalho executado.

Unção realmente é necessária para que o Espírito Santo se manifeste em nós através do Louvor e Adoração a Deus. “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele".

A Unção é a testificação de algo que é planejado por Deus lá nos céus e é delegado a nós aqui na terra’’. Em outras palavras, a unção é a capacitação delegada por Deus para realizarmos tarefas e cumprimos com sua vontade.

A passagem bíblica acima mostra que o próprio Jesus foi ungido por Deus para realizar a obra que lhe estava proposta. O símbolo dessa unção e derramar o óleo, bem como o próprio significado da palavra “ungir”, que quer dizer derramar óleo. Porque o óleo é símbolo de uma pessoa – o Espírito Santo de Deus. Sendo assim, o derramar de óleo é o principio de uma habilitação ministerial, mas não o seu fim, pois, se o Espírito vem sobre nós na tipificação do óleo que é o derramar do momento da nossa unção, sendo nós pessoas com vontades, personalidade e anseios, Ele só permanece se lhe propiciarmos ambiente adequado em nossas vidas.

Essa é a habilitação que cabe a nós. O desejo pela unção surge rapidamente na vida daquele que ingressa na carreira ministerial e é fácil entendermos o porquê. Não se faz nada verdadeiro e frutífero no reino de Deus sem ela.

O valor da unção é a soma da nossa fidelidade ao Senhor, da sinceridade dos nossos propósitos na obra de Deus e da abnegação pessoal que fizemos em função dos valores do Reino de Deus. O preço da unção, antes de qualquer coisa, é a nossa entrega à vontade de Deus.

Vimos, no texto bíblico acima, que Deus ungiu a Jesus de Nazaré para realizar a Sua obra. Analisemos agora: qual era a condição de entrega de Jesus com relação aos propósitos do Pai?

A entrega era total!Isso fica bem claro no texto que veremos a seguir: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo humilhou, tornando-se obediente ate a morte e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que esta acima de todo nome, para que todo joelho, nos céus, na terra , e toda língua confesse que Jesus Cristo e o Senhor , para gloria de Deus Pai". Filipenses 2:5-11

É indispensável, isso é uma questão de prioridade, pois se a nossa arte é para Deus, e se ela fala de Deus, temos que manifestar sua presença em nós, conseqüentemente, em tudo o que fizermos, caso contrário, o nosso trabalho artístico fica em igualdade ao trabalho feito secularmente.

Podemos ver a dança de Míriam em Êxodo 15:20, onde ela foi tomada pelo espírito de Deus, para Jubilar a vitória contra os egípcios onde ela tinha uma unção na vida dela pois ela era uma profetiza do Senhor, ela tomou o tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com dança.

Ficou evidente que ela dançou no espírito e contagiou todo povo, sendo que ela não pediu pra ninguém ir atrás dela, mas a manifestação de Deus estava naquela dança e todas jubilaram na presença do Senhor, e nós como dançarinos apostólicos não só iremos levar ao povo a jubilar como também a se prostrar na presença do Senhor.

Isso acontecerá quando tivermos um espírito voltado a Ele, e a consciência que para levar o povo à adoração temos que ter a consciência e a profundidade de quanto isso significa no mundo espiritual tendo a unção, sendo assim o povo irá reconhecer que é mais que um grupo que tem técnica, mas um grupo cheio da presença do Senhor. C

Com a expressão do nosso corpo e expressão facial que refletimos o que estamos sendo um canal para o povo e ao menos pedirmos para participar assim como fez a profetiza Míriam. Temos que ser tomado no espírito para que haja a mesma manifestação que aconteceu com a profetiza Míriam.

É necessário fazer aula, ensaiar, crescer, desenvolver e aprimorar a cada dia o seu conhecimento artístico, mas deve se ter a consciência que tudo isso sem a presença de Deus, não faz a mínima diferença quando o objetivo e dançar para o Senhor na igreja. Se o nosso trabalho fala de Deus e é para Ele, a unção é a nossa marca registrada e Deus se faz presente, se agrada, é o "Seu" selo sobre o nosso trabalho, porque esta é a única diferença entre a nossa arte e a arte do mundo.

Percebemos que para termos uma coreografia dirigida por Deus, devemos ter unção. A unção é adquirida através de nosso relacionamento e intimidade com Deus.


“E vos possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”1 João 2.20”

Nenhum comentário:

Postar um comentário