segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lesões na aula de ballet

Quais são as lesões mais frequentes que podem ocorrer durante a prática do ballet?

O ballet envolve o corpo de uma forma completa, e da mesma forma as lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As lesões nos braços no geral são pouco frequentes, mas no caso dos bailarinos homens, que realizam os movimentos de portê e têm que levantar suas parceiras, o esforço sobre os braços passa a ser grande e pode resultar em lesões. A coluna foi, em uma avaliação que fizemos na Santa Casa de São Paulo, o local mais freqüente de queixas entre 239 bailarinos, mas na maioria das vezes estas queixas eram pouco limitantes. O quadril, pelo contrario, embora não fosse um local tão freqüente de queixas, quando foram referidas estas eram bastante incapacitantes. O joelho e, em segundo lugar, o tornozelo, além de serem bastante acometidos por dores estas eram na maioria das vezes bastante incapacitantes, de forme que eu diria que são as regiões do corpo mais problemáticas para os bailarinos.

- Quais são as causas dessas lesões e seus tratamentos?

- O que o bailarino pode fazer para evitar que ocorra qualquer lesão?

Responderei a estas duas perguntas junto. Existem quatro fatores no ballet diretamente relacionados com as lesões: o trabalho de ponta, a posição em dehors, a grande flexibilidade de todas as articulações do corpo e a idade precoce com que a maioria dos bailarinos iniciam a prática da dança. Além disso, outros fatores frequentemente relacionados são o tipo de solo em que a dança e praticada (quanto menos rígido o solo menor o risco de lesões, devido à falta de amortecimento), o uso de sapatilhas bastante desgastadas e a falta de preparo muscular para certos tipos de exercícios.

É importante primeiramente que a bailarina trace objetivos. Se o objetivo é apenas se divertir e ter uma forma de recreação ela não deve, por exemplo, ser colocada na ponta. A ponta exige um preparo muito grande, e se feito de forma inadequada certamente aumentará o risco de lesões. Se a bailarina quiser dançar em alto nível, não terá como evitar os exercícios de ponta, mas neste caso terá que fazer todo um preparo prévio do corpo antes de subir na ponta, e ainda assim tem que saber que estará mais predisposta a lesões.

Outro fator importante na prevenção é a avaliação precoce das dores. As lesões costumam ter um tratamento muito mais fácil no começo, de forma que o diagnóstico precoce é também uma forma de prevenção, uma vez que evita o agravamento da lesão.

- Quais exercícios são os mais indicados para ganhar mais abertura?

Os bailarinos e professores saberão melhor do que eu quais os exercícios mais indicados para isso, o que eu posso dizer um pouco é sobre como isso se corrrelaciona com as lesões.

O que é preconizado pelas escolas de ballet é que se consiga o alinhamento dos pés em 180 graus, 90 graus em cada perna. Esta abertura deve ser feita com 70 graus de rotação no quadril, 15 graus no tornozelo e 5 graus no joelho. O quadril, porém, é uma articulação concebida para dar estabilidade, e não para promover uma movimentação excessiva, como é o caso por exemplo do ombro. A própria estrutura óssea do quadril impede o excesso de movimento, e raramente o bailarino consegue atingir os 70 graus no quadril. Isso não será modificado pelo treinamento, exceto em idades bastante precoces. Obviamente, a estrutura óssea permite mobilidade maior ou menor em cada pessoa, de forma que uns conseguem mais abertura do que outros. A mensabem que é importante passar para os bailarinos e professores, portanto, é que deve-se respeitar o limite de cada um. Caso contrário, a tentativa desesperada de se ganhar mais abertura vai levar a um maior estresse sobre o joelho e tornozelo, tentando ganhar mais abertura nestes locais. Além de isso ser esteticamente feio e impedir a realização de certos movimentos em sua perfeição, irá colocar a dançarina sob maior risco de lesão.


- Como obter uma postura melhor durante os exercícios?

A postura está diretamente correlacionada com força e alongamento das musculaturas. Bailarinos que não possuem boa postura devem procurar mesclar a dança com outras atividades concebidas com este fim, como por exemplo o pilates.



Nenhum comentário:

Postar um comentário